Citologia

Um pouco de história - a Teoria Celular

• A Teoria Celular é composta por duas generalizações: 1. todos os seres vivos, exceto os vírus, são constituídos por células; 2. toda  célula é derivada de outra célula. Embora essas afirmações possam parecer óbvias, se considerarmos que mesmo a existência de células já foi desconhecida, o significado da Teoria Celular será melhor estimado.

Não por acaso, a descoberta das células ocorreu em época coincidente à da invenção do microscópio de luz, sendo Robert Hooke o primeiro cientista a utilizar o termo célula (1665). Ao analisar fatias de cortiça ao microscópio óptico, Hooke observou várias cavidades preenchidas com ar e as denominou de células –  sendo que a  palavra célula é originada de cella, que em latim significa lugar fechado. As cavidades observadas por Hooke, na verdade, correspondiam à parede celular vegetal, mas, desde então, o termo célula tem sido utilizado como referência à unidade básica da qual todo o ser vivo é constituído.

Um longo caminho foi percorrido desde a descoberta da célula até o desenvolvimento da teoria celular. [Note que encontrar células em organismos vivos não significa admitir que todos estes são constituídos por células!]  De fato, tal generalização foi feita somente no século  XIX, especialmente através dos trabalhos do zoólogo alemão Theodor Schwann (1839)  e  do botânico alemão Mathias Jakob Schleiden.

O resultado da Teoria celular foi a inauguração do método científico.

Flavia Garcia, 17/03/2015